quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

cigarros...de Bali

Oi, pessoal, 
confesso que fumei esse cigarro,mas como só faz o que se quer! Eu não quis mais e pronto...Hoje não sou fumante, graças a minha força de vontade, acho que se eu fumasse eu já estaria no mundo dos pés juntos a muito tempo rsrsrss.... mas tenho ouvido muito falar nele e aproveitando uma dúvida de um companheiro nosso, fiquei curiosa e quis saber mais, já que tal cigarro é tido como menos nocivo.
E não é. Vejam só:


Cigarros de Bali

Os cigarros de Bali são denominados kreteks, também conhecidos como Gudan Garan. Seus produtos são importados do sudeste da Ásia, principalmente da Indonésia. As marcas no mercado são: Terong, Krakatoa, Kuta e Bima, Djarum, Ganesh, Garam Gudam, Jakarta Clove, Kailas Bidis, Kuta Kretea e Samporena.

Em sua composição encontram-se aproximadamente 1/3 de cravos picados e 2/3 de tabaco comum. Dados do CENTER OF DISEASE CONTROL (1999), demonstraram que a média de nicotina contida nesses cigarros é extremamente alta quando comparada com os níveis permitidos nos países industrializados.

O tipo de tabaco usado contém, em média, três vezes mais alcatrão (até 50 a 60 mg/cigarro), nicotina e monóxido de carbono que o tabaco usado nos cigarros comuns.

Riscos para saúde - O fumante, desse tipo de cigarro, inala cerca de 7 mg de eugenol (nome do óleo de cravo que confere o aroma característico) que possui propriedade anestésica, produzindo um efeito de tontura e podendo causar, em pessoas sensíveis, paralisia respiratória.

Ademais, tendo em vista que esses cigarros são confeccionados com tabaco de altos teores de nicotina e alcatrão, podem causar, como qualquer outro produto derivado do tabaco: câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, enfisema e bronquite, entre outras doenças.

Conseqüências para ao jovens - O consumo desse tipo de cigarro vem crescendo entre os adolescentes brasileiros, que acreditam que tais produtos sejam “naturais” e, por conseqüência, não façam mal à saúde.

Nos Estados Unidos, a realidade não difere da brasileira, pois pesquisa realizada nacionalmente, nos meses de setembro e outubro de 1999, apurou que 12,8% dos estudantes das escolas médias e 34,8% daqueles que freqüentam a high school usam algum tipo de produto de tabaco (dentre eles os kreteks).

Fonte: Conprev/ INCA
/www.saude.rio.rj.gov.br/saude/pubsms/media/cigarros_bali.doc

Nenhum comentário: