sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CÂNCER DE PÊNIS

Sei que estas fotos podem causar um impacto muito grande a vc querido

leitor, mais este é meu objetivo mesmo...resolvi postar aqui para que você tenha acesso a mais informação sobre  o câncer de pênis.

O grande surgimento desse tipo de câncer vem despertando o interesse de estudiosos e de médicos no mundo todo.

O câncer de pênis é uma neoplasia bastante rara. Sua incidência é maior em indivíduos a partir dos 50 anos de idade. Contudo, o câncer pode ser encontrado também em indivíduos com menos de 50 anos.
Estudos revelam que o câncer de pênis tem relação direta com os hábitos de higiene e o comportamento sexual de risco. Isto é, indivíduos que costumam manter relações sexuais com várias parceiras sem a devida proteção ou ainda, uma predisposição genética para desenvolvimento do câncer. O tabagismo também contribui neste tipo de neoplasia. Há também relação de câncer de pênis com a fimose (a glande). Isto é, a cabeça do pênis não é exposta, pois, está coberta pelo prepúcio, estando ele ereto ou flácido dificultando assim, a higiene íntima local. 
Alguns homens são circuncisados na infância ou mesmo na adolescência, isso não quer dizer, que eles estão livres de câncer no pênis. Pois, pode ocorrer a penetração do vírus do HPV (Papiloma Vírus Humano) facilmente pela linha da cicatriz ao redor da glande. As DSTs de uma forma geral, têm sua parcela de contribuição no câncer de pênis.
O correto mesmo é ter cuidado com a higiene. Bons hábitos reduzirão e muito a chance desta neoplasia se desenvolver.
O ESMEGMA (aquela sujeira de cor esbranquiçada que se forma ao redor da glande), precisa ser retirado diariamente. Pois, ele causa uma grande irritação tanto no homem como também em sua parceira.
Quanto às vítimas desse tipo de câncer, não existe um número oficial no Brasil. Porém, de acordo com o levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que mais de 3.000 homens sofram da doença. Desta forma, nosso país, infelizmente, está entre os países com maior incidência de câncer de pênis. E, segundo informações do Banco de dados do Sistema Único de Saúde, cerca de 1.000 homens ao ano, tiveram o pênis totalmente ou parcialmente amputado. Esses dados são da rede pública.
Na região Norte e Nordeste, os casos são maiores que na região Sul e Sudeste. Nas regiões onde a incidência é maior, como é o caso das regiões Norte e nordeste, o tumor supera os casos do câncer de próstata e de bexiga.
Um dos principais sintomas do câncer de pênis é uma ferida na ponta do pênis. Geralmente, esta ferida é muito pouco dolorosa e mais exuberante do que as feridas causadas por DSTs. E sua cicatrização não acontece totalmente.
Homens de todas as idades devem ficar atentos. Sempre se autoexaminar, e, encontrando qualquer anormalidade como tumoração na glande, no corpo do pênis ou no prepúcio (sendo dolorosa ou não), gânglios inguinais (ínguas na virilha), perda de pigmentação ou manchas, feridas e caroços que não desaparecem mesmo sendo tratados, secreção e mau cheiro, qualquer tipo de inflamação, coceira, é de extrema necessidade consultar um especialista.
O diagnóstico é obtido somente através de exame médico, sendo confirmado por uma biópsia. Está biópsia, consiste na retirada de uma amostra do tecido afetado e analisada em laboratório especializado.
Como a maioria dos cânceres, diagnosticado no início, o câncer de pênis tem chance de cura. O problema, é que, a maioria dos homens, só procura o médico com mais de um ano depois do surgimento dos sintomas.
A extensão local e o comprometimento dos gânglios inguinais é que vão determinar o tratamento. Quimioterapia, radioterapia e cirurgia são os indicados.
O diagnóstico feito o mais cedo possível é fundamental para evitar o crescimento da doença e a amputação do membro. Dependendo do caso, há a possibilidade de reconstrução do pênis como acontece no caso de câncer de mamas. Porém, a finalidade desta reconstrução é apenas estética.
Não esqueça ‘o diagnostico precoce é fundamental.
HOMENS! ESQUEÇAM O MEDO, A VERGONHA E O PRECONCEITO.  CUIDEM-SE!

Nenhum comentário: